Natural de Vila Praia de Âncora, começou a dar os primeiros passos na carreira de futebolista no clube local, Âncora Praia Futebol Clube, entre 1969 e 1970. Foi nesta época que se tornou internacional no escalão júnior. Este foi o primeiro ancorense a representar a equipa das quinas.
Entre 1970 e 1974 jogou no Vitória de Guimarães. Passando depois para o Benfica, na temporada de 1974/1975. Depois disso, jogou 6 anos nos Estados Unidos da América, no Rochester Lancers, altura em que o futebol começava a singrar nesse país.
Periodicamente jogou no Varzim, no Vianense e também no Académica de Coimbra.
Teve de deixar o futebol por causa de uma lesão, saiu cedo, porque não queria ser assobiado quando a sua prestação já não fosse tão boa.
Passou do Futebol à restauração. Neste momento é dono de um Restaurante, “A Tasquinha”, situado na Rua dos Pescadores
Acha que Vila Praia de Âncora tem estruturas suficientes para apoiar a pratica desportiva?
Estruturas tem, temos dois campos de futebol, contudo temos uma má organização. A nossa vila tem o dever de ter uma equipa a jogar na liga regional, coisa que neste momento não acontece.
O que acha fundamental mudar então?
Sem dúvida que será a organização. Pondo nova gente lá, mais trabalho, mais prazer na actividade. Sem dúvida que se precisa de sentir prazer para se ser um bom desportista. Quando era jogador, havia uma grande união, fazíamos estágios, convivíamos, e éramos todos amigos. Trabalhávamos e tínhamos prazer em jogar. È isso que é fundamental nos dias de hoje.
Porque é que passou de futebolista a dono de Restaurante?
Achei que não fosse má ideia abrir um restaurante, é uma coisa que gosto, e que tenho prazer. Sem isso era impossível abrir um.
Acha que se aposta o suficiente na restauração
Sim, sem dúvida. Vila Praia de Âncora tem uma óptima restauração.
Quais são os meses que mais movimento tem?
Na época de veraneio, mas sobretudo em Agosto.
Serve pratos típicos de Vila Praia de Âncora?
Sirvo somente peixe fresco. Aderi ao dia gastronómico do Concelho de Caminha, que se realiza no dia 23 ou 24 de Março, e somente nesse dia sirvo também Caldeira à Tio Feito.
Agora, gostaríamos que desse a sua opinião acerca de Vila Praia de Âncora.
Para mim, Vila Praia de Âncora é a Terra mais Bonita. Tem rio, mar, praia, montanha… Contudo o rio continua poluído, sendo extremamente necessário limpa-lo, isto iria valorizar muito a praia, já que é a única condição que não respeitamos para ter bandeira Azul.
È uma vila muito bem localizada, visto que à relativamente pouco tempo, conseguimos a ligação da auto-estrada 28.
Tem contudo muitos problemas de estacionamento, sendo necessário construir parques na zona da Lagarteira e na zona do Mercado.
O grupo gostaria de agradecer a disponibilidade do Senhor Ibraim, bem como a colaboração que deu para a realização do nosso projecto.
Um muito obrigado!
Acessibilidades
Região de Turismo do Alto Minho
Educação/Ensino
Escola Básica 1,2 de V.P.Âncora
Ancorensis Cooperativa de Ensino
Academia de Música Fernandes Fão
Empreendimentos Turísticos
Apartamentos Turísticos Vila Praia
Turismo Rural/Habitação
Restauração V.P.Âncora/Caminha
Parques de Campismo
Informações
Bombeiros, Segurança, Saúde, ...
Espaço d'Arte
Rádio online