Quinta-feira, 29 de Novembro de 2007

Entrevista ao Quim Barreiros

 

    No dia 14 de Novembro pelas 15.00h o grupo de trabalho dirigiu-se ao escritório do músico Joaquim Barreiros.

    Joaquim de Magalhães Fernandes Barreiros, mais conhecido por Quim Barreiros, nasceu a 19 de Junho de 1947 em Vila Praia de Âncora.

    Aos 8 anos começou a aprender a tocar acordeão na escola do Sr. Lomba, aos 9 anos já tocava bateria no conjunto do pai, “Conjunto Alegria”.     Foi neste conjunto bem como nos grupos folclóricos em que participou que aprendeu música popular e folclórica até aos 20 anos.

    Em 1968 foi cumprir o seu serviço militar para a Força Aérea Portuguesa, ingressando na famosa Banda da Força Aérea onde terminou a sua carreira militar em 1974.

    Foi nesse período que teve a oportunidade de actuar nas principais Casas de Fado e restaurantes típicos.

    Conheceu nesta altura o famoso guitarrista Jorge Fonte, com quem fez várias gravações. Lançou o seu primeiro disco em 1971.

Actuou em quase todos os países onde existem comunidades portuguesas, tais como o Canadá, USA, Venezuela, Brasil, Aruba, Curaçao, Bermudas, África do Sul, Namíbia, Austrália, Espanha, França, Suiça, Bélgica, Alemanha, Andorra, Inglaterra, e muitos mais.

    Não se pode deixar de mencionar que não há festa académica sem o Quim Barreiros!

    Ele próprio considera-se um músico profissional.

 

    Acha que o seu trabalho é reconhecido em Vila Praia de Âncora?

  Como vós sabeis Santos da Terra não fazem milagres. Mas sou reconhecido. Contudo gosto de fazer as minhas digressões pelo estrangeiro. Até porque Vila Praia de Âncora não é uma terra de muitas tradições. Temos a Sr. da Bonança em que a comissão de festas traz à terra alguns artistas e pouco mais. A câmara também tem organizado alguns eventos neste sentido, trazendo alguns cantores, o que eu acho bem.

 

    Comparado com os outros países acha que Portugal, e neste caso, Vila Praia de Âncora tem infra-estruturas suficientes para apoiar as actividades musicais?

    De facto não, temos aqui a grandiosa Academia de Música Fernandes Fão (AMFF). Desde já dou os parabéns às pessoas que têm feito força para que a Academia não esmoreça. Tem saído de lá grandes artistas, jovens com grande talento que tocam maravilhosamente bem, até eu tenho inveja.

 

    As entidades camarárias apoiaram-no quando começou a sua carreira de cantor?

    A mim ninguém me apoiou, nem comunicação social, nem ninguém. Fui indo devagarinho. Saí de Vila Praia de Âncora, fui para Lisboa em 1967 e tive ajuda dos mais velhos. Trabalhei, fui humilde e honesto. Eu sou o motorista do Quim, sou o empresário, enfim…Sou sozinho à muitos anos. Habitei-me assim e não tenho tempo para outras coisas.

 

    Acha que a junta e a câmara têm um bom plano cultural, ou seja, se apostam e tem actividades para divulgar a arte, no seu caso, a música?

    Sinceramente acho que não, a música tem muito que se lhe diga, e as nossas entidades camarárias pouco fazem para a divulgar. Também temos de ver que eles não podem fazer nada, pois falta-lhes o mais importante, o dinheiro. Sem dinheiro nada se faz, e neste caso isso é bem visível.

 

    Gostaríamos que colaborasse connosco. Tem alguma sugestão para dignificar Vila Praia de Âncora a nível cultural?

    Em primeiro lugar a AMFF deve ser apoiada, deveria ter instalações só para ela, e não, como agora acontece estar num espaço alugado ao Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora.

    Precisamos de uma sala de espectáculos, onde possamos ouvir desde orquestras até a um artista popular como eu.

    E não é só Vila Praia de Âncora que tem carências ao nível cultural, Portugal não está apetrechado para receber com condições dignas certos artistas e espectáculos.


    O grupo agradece a enorme disponibilidade do Senhor Joaquim Barreiros, bem como do CD que ele nos ofereceu, “A Cabritinha”, e o autógrafo que dedicou a todo o grupo.
            
Publicado por apvpancora às 16:47

Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
2 comentários:
De futuralmada a 29 de Novembro de 2007 às 21:55
Ola!! :D

Uma entrevista com o Quim Barreiros?? Mas que máximo! Parabéns! Gostámos da vossa ideia da foto da semana ;)

Continuação de bom trabalho.
Boas pesquisas e bons cliques!

SILIA
De Projecto Pesqueira em Movimento 12ºA a 30 de Novembro de 2007 às 14:15
parabens pelo vosso blog...boa ideia esta do Quim... comentem o nosso e ja agr vejam o nosso hi5 e comentem(http://pesqueir-.hi5.com)

Comentar post

Quem somos?

O que podes visitar

Últimos posts

Semana Cultural e Desport...

Preparativos

Fichas de Inscrição

Gazeta - 21 de Maio

Semana Cultural e Desport...

Panfleto

Resumo Semanal

Cartaz da Semana Cultural...

Gazeta - 04 de Maio

Resumo Semanal

Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Arquivos

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Pesquisar neste blog

 

tags

todas as tags

subscrever feeds