Domingo, 30 de Dezembro de 2007

Conclusão do trabalho que realizamos ao longo deste período

            Faltam pouquíssimos dias para o Novo Ano, e achamos pertinente fazer neste momento uma conclusão de todo o trabalho que realizamos ao longo deste período.
            E foi bastante o trabalho que realizamos, desde entrevistas às mais conceituadas figuras de Vila Praia de Âncora, aos inquéritos que distribuímos à população Ancorense, como também o levantamento fotográfico, topográfico da vila.
            E são bastante evidentes as falhas que Vila Praia de Ancora possui, vamos agora analisá-las.
            É nesta vila que desagua o já tão célebre (para a população) rio Âncora, e perguntam o que tem de tão especial este rio? Há já imensos anos que a população luta para a despoluição deste rio, já foram realizadas diversas obras, ao nível do saneamento, para que nada fosse despejado para lá, mas continua a apresentar análises da água bastante insatisfatórias. Todo este problema faz com que a nossa magnifica praia perca, todos os anos o galardão de praia com Bandeira Azul.
            Mas se o rio Âncora fosse só o nosso problema poderíamos até nos considerar uma população muito feliz.
            Aquando a construção do troço de auto-estrada que liga Viana do Castelo a Caminha, descobriu-se que a Fonte da Retorta, ponto de água que era utilizado por grande parte da população apresentava níveis de alumínio bastante elevados, passando a água a ser imprópria para consumo humano.
            E perguntamos, o que aconteceu aos inúmeros pontos de água que os nossos pais falavam, e aos pequenos ribeiros que iam dar ao rio Âncora?
            Por outro lado a nossa vila tem um imenso défice a nível de infra estruturas de apoio à cultura, o nosso cinema aos anos que fechou, a biblioteca foi pelo mesmo caminho, e a sala de espectáculos, que todas as associações acham pertinente construir ainda não existe.
            Podemos desculpar estes problemas com a célebre frase: “Se pudéssemos faríamos isso, mas não temos dinheiro”. Mas o problema não está só nas faltas de estruturas, também a população não mostra grande interesse nas actividades que algumas associações promovem.
            É necessário antes de mais educar, sensibilizar, a nossa população não sabe apreciar a arte, e os pequenos espectáculos que são feitos pouca audiência têm. Um dos membros do nosso grupo, Renata, como aluna da Academia de Música Fernandes Fão, tem ao longo dos anos sofrido com a falta de espectadores que tinha quando fazia recitais de piano, a sala tinha no máximo 20 pessoas. Onde estavam o resto das pessoas? Onde estava as pessoas da nossa idade que tiveram, e têm a possibilidade de ouvir tão variados espectáculos de música, com pessoas tão famosas? A esperar o concerto dos D’ZRT ou das Just Girls?
            Houve um músico bastante conhecido a nível nacional que lhes disse: “Santos da Terra não fazem milagres”, Vila Praia de Âncora não precisa de milagres, precisa é de um grupo de pessoas que se levantem e tentem sensibilizar as outras para os problemas da Vila. Somos como um imenso cordel cheio de nós, mas se uma das pontas começar a se mover todo o fio vai atrás.
            Temos de mudar a nossa maneira de pensar, temos de parar de ser demagogos, temos de olhar mais para o problema, em vez de ficarmos a criticar as pessoas que connosco trabalham, temos de parar de criticar o que os outros fizeram e pensar que nós também cometemos imensos erros, se continuarmos a jogar ao jogo do Gato e do Rato, Vila Praia de Âncora nunca vai conseguir alcançar todas as potencialidades que tem.
Publicado por apvpancora às 21:44

Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Quem somos?

O que podes visitar

Últimos posts

Semana Cultural e Desport...

Preparativos

Fichas de Inscrição

Gazeta - 21 de Maio

Semana Cultural e Desport...

Panfleto

Resumo Semanal

Cartaz da Semana Cultural...

Gazeta - 04 de Maio

Resumo Semanal

Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Arquivos

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Pesquisar neste blog

 

tags

todas as tags

subscrever feeds